Jogos Sérios... Sério?!

Você já deve ter ouvido de sua família: "Pare de jogar video games e vá fazer alguma coisa útil!". Mas vocês sabiam que existe uma categoria de jogos que não são somente para propósito de entretenimento? Eles se chamam "Jogos Sérios", e são usados como forma de propaganda (como advergames e advertising in game), para propósitos educacionais, para treinar pessoas em diferentes habilidades (como aprender a operar maquinário), ou para simular uma experiência da vida real (como um simulador de vôo).

Mais interessante para quem é um "treehugger", existem jogos especialmente criados para educar as pessoas sobre um problema social/ambiental. Esse é o caso de "Food Force" (https://apps.facebook.com/foodforce/), um jogo de Facebook desenvolvido pela Konami em parceria com o World Food Programme da ONU, onde os jogadores são desafiados a viver em uma situação de fome. Os bens virtuais que eles comprarem se transformarão em alimentos doados pelo WFP. Sendo assim, as ações do jogador no mundo virtual têm um impacto na vida real. 

Tela do Food Force 1 (2005)
Na verdade, existe um movimento na indústria de jogos chamado Games For Change (http://www.gamesforchange.org/), que une desenvolvedores, game designers, publicadores e jogadores para criar jogos que mudam a vida das pessoas. Recentemente, nós da Icare Games (www.icaregames.com.br) nos juntamos para criar uma empresa com uma missão: Criar jogos virtuais que têm um impacto na vida real. Nosso primeiro jogo chama-se"TransCity", e tem o objetivo de ensinar boas práticas no trânsito para as pessoas. Como empresa, nós desenvolvemos jogos sob demanda para empresas, ongs e escolas. Por favor, entrem na nossa page do Faceboook. 

Tela do Transcity (2011)
Então, da próxima vez que alguém lhe criticar por passar muito tempo jogando video-games, você pergunte a eles: SÉRIO?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário